top of page
Foto do escritorRedação

Cobertura: Summer Breeze Brasil 2024




A segunda edição do festival Summer Breeze Brasil, realizada no Memorial da América Latina nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2024, veio para consolidar o evento como um dos principais pontos de encontro para fãs de Rock e Metal no país. Com um line-up diversificado que incluiu grandes nomes internacionais e talentos nacionais, o festival prometia muito e, em muitos aspectos, conseguiu entregar uma boa experência.


26 de abril, sexta-feira


Dado que era uma sexta-feira à tarde, em um horário em que a maioria das pessoas está ocupada com trabalho, estudo e outras tarefas, era esperado que o público no início do festival fosse modesto.



Sebastian Bach. Summer breeze Brasil 2024. Crédito: Wellington Penilha/MHermes Art.


A Banda Nestor deu inicio aos trabalhos no palco Ice Stage. Enquanto a banda Cultura Tres, do baixista do Sepultura, Paulo Xisto, iniciou as atividades no palco Sun Stage. Em ambos os shows, o público ainda tímido prestigiavam o início do festival. Artistas nacionais como Edu Falaschi e Dr. Sin mostraram que o Brasil tem muito talento para oferecer. Edu Falaschi emocionou os fãs com clássicos de sua carreira, enquanto Dr. Sin apresentou um show enérgico e cheio de virtuosismo. A diversidade de estilos ficou clara com as apresentações de bandas como The 69 Eyes e Tygers of Pan Tang, garantindo que todos os gostos fossem contemplados. Bandas como Biohazard, Exodus e Black Stone Cherry mantiveram a energia alta com seus sets poderosos. Os grandes destaques dessa primeira noite ficou com as performances memoráveis de Gene Simmons, Mr. Big e Sebastian Bach. A banda de hard rock Mr. Big trouxe um show repleto de clássicos. As músicas 'Addicted to That Rush', 'Daddy, Brother, Lover, Little Boy', 'Just Take My Heart' e 'Take Cover' marcaram presença no setlist, além, é claro, da balada 'To Be With You'. Sebastian Bach proporcionou um show impecável com grandes sucessos de sua carreira na banda Skid Row: 'Big Guns', 'Here I Am', '18 and Life', 'Piece of Me', 'Wasted Time', ' I Remember You'. Simmons trouxe toda a sua presença de palco e carisma, fazendo uma apresentação que deixou o público extasiado.


27 de abril, sábado

Within Temptation. Summer breeze Brasil 2024. Crédito: Wellington Penilha/MHermes Art.


O segundo dia começou com apresentação da School Of Rock no Waves Stage. Aliás, apesar da boa ideia desse novo palco nesta edição, sua execução não nos pareceu muito bem planejada. O palco não valorizou os shows das bandas que lá se apresentaram. Localização e estrutura parecia ter sido um arranjo de último momento. Já no palco Ice Stage, a banda Nervosa se apresentou com sua nova formação. A energia e dedicação das meninas era contagiante, apesar de algumas falhas técnicas no som do palco. Hammerfall e Gamma Ray trouxeram o power metal de volta ao palco nesse segundo dia com grande força, enquanto Angra e Korzus representaram a nata do metal brasileiro, com shows cheios de energia e técnica. O palco foi ainda mais diversificado com bandas como Lacuna Coil, Dark Tranquillity e The Night Flight Orchestra, garantindo que o público fosse surpreendido a cada momento. As bandas Epica e Within Temptation encantaram o público com seu symphonic metal envolvente. Epica abriu o show com a excelente 'Abyss of Time' e manteve ao longo do show uma perfomance que fez juz ao seu renome como uma das grandes bandas expoentes do estilo. A banda também tocou as músicas 'Sensorium', Unleashead', 'Code of Lfe', 'Cry for the Moon' e 'Storm the Sorrow', essa última com a participação da belíssima Cristina Scabbia. Within Temptation fez um show magnifíco que iluminou toda a noite, desde as primeiras notas com a eletrizante 'The Reckoning', passando pelas icônicas 'Angels', 'Supernova', 'Mad World', 'All I Need' e Never Ending Story'. Bleed Out', 'Wireless' e 'Don't Pray for Me' do mais recente lançamento também não ficaram de fora do setlist.


28 de abril, domingo

Anthrax. Summer breeze Brasil 2024. Crédito: Diego Padilha/MHermes Art.



O último dia do festival foi tão eletrizante quanto os anteriores e já deixava um sentimento de saudades. Bandas nacionais como Ratos de Porão, The Troops of Doom e Torture Squad mostraram que o Brasil continua sendo um berço para grandes talentos do metal. Ratos de Porão com seu punk/hardcore e Torture Squad com seu death metal técnico levantaram o público e mostraram a força da cena local. Killswitch Engage e Carcass trouxeram uma dose de metalcore e death metal que fez a plateia vibrar. Avatar e Overkill, com seus shows teatralizados e energéticos, respectivamente, também deixaram suas marcas. Death Angel foi um dos momentos trouxe uma performance visceral e enérgica, mantendo o público em um estado de euforia do início ao fim, com uma setlist que incluiu músicas 'Lord of Hate', 'Buried Alive', The Moth', Humanicide', 'I Came for Blood' e 'Ultra-Violence'.


Mercyful Fate, com seu metal tradicional e atmosfera sombria, e Anthrax, lendas do thrash metal, foram pontos altos do encerramento. O público, que lotou o espaço diante do palco, vibrou com cada riff poderoso e os vocais inconfundíveis de Joey Belladonna. 'Got the Time', 'Madhouse', Bring the Noise', Caught In A Mosh' 'Indians', 'Antisocial' e I Am The Law'. Com uma performance carregada de energia e carisma, King Diamond hipnotizou o público com seus vocais agudos e presença de palco magnética. A banda entregou um setlist repleto de clássicos, como "Melissa," "Evil" e "Curse of the Pharaohs," transportando os fãs a uma viagem pelo seu icônico repertório.


O espaço para PCDs precisa ser melhor sinalizados e estruturados, mas em comparação a edição anterior, houve melhorias. A disponibilidade de banheiro precisa melhorar, mas estava menos complicado que a edição anterior.


O horário de encerranento de festival ficou bom, principalmente para quem depende de metrô, ônibus e trem.


O saldo de três dias foi bem positivo.





Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page